quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Perturbação de Oposição vs Perturbação de Conduta

Existe muita confusão em diferenciar Perturbação de Oposição e Perturbação de Conduta em crianças. Vamos de uma forma simples tentar delinear diferenças para a caracterização de cada uma.

Perturbação da oposição é caracterizada por comportamentos apresentados pelas crianças no sentido contrário ao comportamento que lhe foi pedido ou é esperado. Definido pelo DSM como perturbação disruptiva caracterizada por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil durante pelo menos 6 meses, durante pelo menos 4 das seguintes características tem que estar presentes: perder a paciência frequentemente; discutir com os adultos; desafia ou recusa activamente obedecer a ordens por parte de adultos; perturba as outras pessoas de forma deliberada; responsabiliza os outros pelos seus erros ou pelo seu mau comportamento; mostra-se frequentemente aborrecido com os outros; mostra sentimentos de raiva e de fúria e frequentemente é rancoroso e vingativo. Esta perturbação deve causar prejuízo significativo no funcionamento social, escolar ou ocupacional. Estes sintomas não podem ocorrer exclusivamente durante um período de Perturbação Psicótica ou do Humor.
A prevalência desta perturbação ronda os 2 a 16%. É muitas vezes responsável pelo comportamento desviante nas crianças. Como o caso de roubos, agressões e crueldade com animais e pessoas. Pode aparecer em crianças com perturbação de hiperactividade com défice de atenção.
Esta perturbação deve ser avaliada através de entrevista com a criança e com a família. A criança deve ser acompanhada clinicamente e com recurso a fármacos.

A Perturbação de Conduta é caracterizada por um padrão repetitivo e persistente de comportamentos no qual são violados os direitos básicos dos outros e/ou normas ou regras sociais importantes inerentes à idade. A taxa de prevalência varia entre os 2 a 9%.
As características desta perturbação são: conduta agressiva ou ameaça de danos físicos a outras pessoas ou animais; conduta não agressiva que causa perdas ou danos a propriedades; defraudação ou furto; sérias violações de regras. Para que esta perturbação seja diagnosticado é necessário que três ou mais destes comportamentos esteja presente durante os últimos 12 meses, com presença de pelo menos um destes nos últimos 6 meses. Tal como na perturbação anterior também esta tem que causar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, escolar ou ocupacional.
As crianças com estas perturbações tende a minimizar os seus problemas. E também nesta perturbação a crianças deverá ser avaliada através de entrevista e recolha de informação adicional. Frequentemente iniciam um comportamento agressivo e reagem agressivamente com os outros. Exibem um comportamento de provocação, ameaça ou intimidação; iniciar lutas com recurso a armas; roubar.

Ambas as perturbações se encontram numa variedade de contextos, tais como em casa, escola ou comunidade.

O que distingue estas perturbações é que a Perturbação de Oposição não inclui um padrão persistente das formas mais sérias de comportamento, nas quais são violados os direitos básicos dos outros e/ou as normas ou regras sociais inerentes à idade. 



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