terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção

A Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção é uma das perturbações neuro-comportamentais mais faladas em idade escolar. O termo PHDA descreve um quadro de hiperactividade ou seja actividade excessiva numa criança e instabilidade psicomotora. 
O diagnóstico desta doença baseia-se essencialmente em critérios comportamentais, embora ainda este mês tenha sido facultado dados que indiciam que esta sintomatologia pode estar associada a problemas genéticos. Uma pesquisa na Cardiff University em Inglaterra, analisou 366 crianças e foi verificado uma deficiência genética em 15%.Sendo que esta pesquisa ainda é muito recente e pouco conclusiva, teremos em conta os aspectos comportamentais.
Os sintomas começam por dificuldades escolares, mau rendimento escolar, défice de ajuste social e emocional. São geralmente crianças desorganizadas, com pouca habilidade para tarefas motoras, auto-estima muito baixa e isolamento social.
Segundo o Manual de Doenças Mentais (DSM) deve iniciar-se antes dos 7 anos de idade, os sintomas persistirem durante 6 meses e persistirem pelo menos em dois contextos (e.g. casa; escola).
Existem diferentes subtipos da PHDA e diferenças de género a ser consideradas.

Como avaliar esta perturbação:

Deve ser avaliada a nível médico e a nível de avaliação psicológica. A avaliação médica deverá ter em conta todo o percurso do desenvolvimento físico, psicológico e emocional das crianças; a historia pessoal e familiar.  

A avaliação psicológica deverá ter em conta a presença/ausência dos sintomas de diagnóstico da doença, recolha de informação de contextos diferentes da avaliação; aplicação de instrumentos psicométricos adequados.

Alguns links sobre a PHDA


http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/174


http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v4n1/v4n1a08.pdf


http://www.apmcg.pt/files/54/documentos/20080303144338375635.pdf


http://www.actassnip2010.com/conteudos/actas/PsiCli_13.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário